A brincadeira em grupo
favorece princípios como cooperação, liderança e competição.
O momento da brincadeira é
uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela
aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua
autonomia de ação, organiza emoções. Ás vezes os pais não tem conhecimento do
valor da brincadeira para o seu filho. A ideia muitas vezes divulgada é a de
que o brincar seja somente um entretenimento, como se não tivesse outras
utilidades mais importantes.
Através do jogo, a criança compreende o mundo à sua volta, aprende regras,
testa habilidades físicas, como correr, pular, aprende a ganhar e perder. O
brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora. A
brincadeira em grupo favorece alguns princípios como o compartilhar, a
cooperação, a liderança, a competição, a obediência às regras.
O jogo é uma forma da
criança se expressar, já que é uma circunstância favorável para manifestar seus
sentimentos e desprazeres. Assim, o brinquedo passa a ser a linguagem da
criança.
Muitas vezes os pais não
permitem que o filho passe por todas as etapas do seu desenvolvimento, e eles
fazem isso quando tolhem as brincadeiras, exigem organização, por acharem que
estão contribuindo para a maturidade da criança, quanto à aquisição de alguns
comportamentos, como por exemplo, o de limpeza. A imposição de tarefas exaustivas,
as incompatibilidades de horários da família são outros fatores que podem
impedir as brincadeiras livres.
É de suma importância que a família tenha consciência das marcas que a sua
postura de não disponibilizar flexibilidade para as brincadeiras pode deixar na
criança. Além disto, vale lembrar também que é um direito garantido pela
Constituição.
Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola
Referência Bibliográfica
http://educador.brasilescola.com/comportamento/a-importancia-brincar.htm
A brincadeira em grupo
favorece princípios como cooperação, liderança e competição.
O momento da brincadeira é
uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela
aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua
autonomia de ação, organiza emoções. Ás vezes os pais não tem conhecimento do
valor da brincadeira para o seu filho. A ideia muitas vezes divulgada é a de
que o brincar seja somente um entretenimento, como se não tivesse outras
utilidades mais importantes.
Através do jogo, a criança compreende o mundo à sua volta, aprende regras, testa habilidades físicas, como correr, pular, aprende a ganhar e perder. O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora. A brincadeira em grupo favorece alguns princípios como o compartilhar, a cooperação, a liderança, a competição, a obediência às regras.
O jogo é uma forma da
criança se expressar, já que é uma circunstância favorável para manifestar seus
sentimentos e desprazeres. Assim, o brinquedo passa a ser a linguagem da
criança.
Muitas vezes os pais não
permitem que o filho passe por todas as etapas do seu desenvolvimento, e eles
fazem isso quando tolhem as brincadeiras, exigem organização, por acharem que
estão contribuindo para a maturidade da criança, quanto à aquisição de alguns
comportamentos, como por exemplo, o de limpeza. A imposição de tarefas exaustivas,
as incompatibilidades de horários da família são outros fatores que podem
impedir as brincadeiras livres.
É de suma importância que a família tenha consciência das marcas que a sua postura de não disponibilizar flexibilidade para as brincadeiras pode deixar na criança. Além disto, vale lembrar também que é um direito garantido pela Constituição.
Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola
Referência Bibliográfica
http://educador.brasilescola.com/comportamento/a-importancia-brincar.htm
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